O operador de troca é um operador da mecânica quântica utilizado na teoria de campos da química quântica. Especificamente, ele é o termo encontrado no método de Hartree-Fock.
Definição
O operador de troca pode ser definido como
onde
- é o operador de troca relativo a todas interações com um elétron j-ésimo;
- são as funções de onda associadas com os elétrons em que o operador de troca é aplicado;
- são as funções de onda associadas ao elétron considerado interação j-ésima entre dois elétrons;
- é a distância entre os dois elétrons.
O operador de Fock
Como o termo de repulsão elétron elétron do Hamiltoniano molecular envolve as coordenadas de dois elétrons diferentes, é necessário reformulá-lo de forma aproximada. Para esta aproximação, todos os termos do Hamiltoniano exato, exceto o termo de repulsão nuclear, são reescritos como a soma dos operadores de um elétron para átomos ou moléculas em uma casca fechada (com dois elétrons em cada orbital).[6] O "(1)" de cada símbolo de operador, indica que o operador é de um único elétron na natureza.
onde
É o operador de Fock para um elétron gerado pelos orbitais ,
É o núcleo do Hamiltoniano de um elétron,
Onde o operador de Coulomb define a energia de repulsão elétron elétron devido a cada um dos dois elétrons j no enésimo orbital.[6]
É o operador de troca, que define a energia de troca dos elétrons devido a antisimetrização da função de onda de todos os n elétrons.[6] Onde o perador "Troca de energia", K, é obtido através do determinante de Slater. Então para encontrar as funções de onda de um elétron pelo método de Hartree-Fock, é equivalente a resolver as equações das autofunções:
Onde são um conjunto de funções de onda um elétron, chamadas de orbitais moleculares de Hartree-Fock.
Comments
Post a Comment